Navigation Menu

Nômades Digitais

Nômades Digitais é o termo utilizado para definir aquelas pessoas que se aproveitam das facilidades da internet e do mundo virtual para trabalharem de qualquer lugar do mundo. Não são mochileiros e nem estão em um período sabático. Os nômades trabalham normalmente em suas atividades, mas moram em vários locais diferentes por escolha.

Lembra dos nômades das aulas de história? Aqueles mesmos que quando os recursos se esgotavam em um lugar, eles partiam para outro? Então, o gene deles perdurou, mas agora o que esgota são os vistos turísticos e as paisagens para os nômades digitais. São os verdadeiros Homo turisticus.

 

A vida nômade

Imagine acordar 9 horas, bem tranquilo, com o sol batendo na varanda de um apartamento em Lisboa, Bali, ou Cidade do Cabo. Levantar, tomar café sossegadamente e começar a trabalhar. Você escolhe seu período de trabalho intenso e intercala com passeios em lugares diferentes, para conhecer pontos turísticos ou curtir uma paisagem nova. Isto não é utopia. É o dia-a-dia dos nômades digitais.

Ser nômade digital não significa passar o dia todo curtindo a vida e passeando. Não! É preciso trabalhar e os nômades dedicam várias horas do dia (e da noite!) para isto. Também não indica viver perambulando por hostels, hotéis ou pousadas, e nem que em algum momento o nômade vai “se encontrar” e voltar para casa. Ser nômade digital é uma decisão, é um estilo de vida! Não estão fugindo de nada e nem estão em busca de nada. Eles simplesmente aproveitam vida de forma diferente, seguindo para novas paisagens enquanto vivem e trabalham normalmente on-line.

Parece uma vida perfeita para todo mundo, não é? Mas não é. Há muito que abrir mão e se desapegar. É um processo difícil e você precisa realmente ter consciência do que está fazendo e gostar deste novo estilo para que você encare tudo com naturalidade.

Um dos grandes precursores do estilo de vida nômade digital foi Tim Ferris, um americano excepcional que ficou milionário por criar um negócio online e totalmente automatizado, onde ele trabalhava apenas 4 horas por semana. Ele escreveu o best seller “The 4-Hour Workweek”, onde apresenta sua fórmula. O livro não condiz com a realidade, mas serve de inspiração. A vida nômade não é fácil. É preciso batalhar bastante para sobreviver e se destacar como profissional em um mundo virtual onde há muita e intensa concorrência.

Ser nômade digital é quebrar um paradigma de que é necessário um lugar físico e com horários rígidos para trabalhar e ser eficiente.

Provamos o contrário!

Nômades Digitais ainda é um termo novo no nosso vocabulário, mas logo, logo será tão normal quanto ‘funcionário público’.

 

Os nômades digitais

Fora do Brasil, principalmente EUA e Europa, há muitos nômades digitais e este estilo de vida já é bastante normal. No Brasil, o número de adeptos vem crescendo com a ampliação do uso e serviços pela internet. Há muitas pessoas que estão aderindo ao estilo de vida de viajar trabalhando, ou trabalhar viajando.

Quando busquei informações sobre o estilo de vida, encontrei pessoas que já estavam pelo mundo. A Patrícia e o Vinícius foram nossa primeira inspiração. Pioneiros no Brasil neste estilo, eles estão na estrada desde 2011 e tem o blog Casal Partiu que conta sua história e também é recheado de dicas bastante úteis para os iniciantes.

A Fê Neute foi outra inspiração. Ela tem o projeto FÊliz com a vida! e já circula pelo mundo a 1 ano e meio. Outros exemplos foram a Bárbara Rocha e o Vagner Alcantelado, do Melhores Momentos da Vida; a Luíza, a Natália e o Rafael do 360 Meridianos; O Marcus Lucas, do Libertação Digital; a Jaque Barbosa e o Eme Viegas do Hypeness, Casal Sem Vergonha e agora do Nômades Digitais, entre vários outros.

 

Trabalhos digitais

Muita gente nos pergunta sobre trabalhos digitais, ou seja, sobre no que trabalhar para levar uma vida nômade. E há inúmeras possibilidades, pois o mundo virtual é crescente e gigantesco. Há oportunidades para quem quer empreender, como é o nosso caso, e também para quem quer ser funcionário. Já conhecemos vários nômades nas mais diversas profissões, de webdesigners à modelos fotográficos.

Abaixo listamos algumas profissões que permitem viajar e trabalhar de qualquer lugar do mundo. Há oportunidades tanto para quem quer empreender e criar o seu negócio, quanto para quem prefere ser um funcionário. Veja algumas delas:

– Webdesigner e designer gráfico;
– Programador;
– Quadrinista, ilustrador e desenhista;
– Redator e revisor de conteúdo para sites, blogs, revistas, jornais;
– Escritor de livros e ghostwriter;
– Tradutor ou professor de idiomas online;
– Professor virtual em variados assuntos – basta ser bom no tema, ter didática virtual e poder ensinar online.;
– Fotógrafo, que pode tanto oferecer os serviços freelance onde estiver, como vender imagens online;
– Consultor de diferentes áreas como marketing online, finanças, saúde, fitness, decoração, business e outras centenas de possibilidades;
– Vendedor de loja virtual – comercializando produtos de onde você estiver morando por um período;
– Investidor de ações e gerenciador financeiro;
– Promoter e organizador de eventos;
– Agente de viagens ou guia de turismo para viagens especializadas;
– Assessor de imprensa digital para empresas e personalidades globais;
– Relações públicas virtual;
– Atendimento telefônico ou via chat para grandes empresas à distância e telemarketing;
– Suporte técnico à distância.

Qualquer que seja sua área, você pode pensar, procurar, conversar com várias pessoas e descobrir oportunidades. Há espaço para todos. Basta querer, ser persistente e ter determinação. Pode ser que sua formação já permita um trabalho remoto. Outras vezes, você precisará mudar de área. Mudanças são naturais e saudáveis, e expandem nosso universo e nossos conhecimentos!

 

Moradia

Geralmente, os nômades utilizam casas e apartamentos alugadas por temporada para morar, como se fosse tirar férias de um mês na praia. O site mais utilizado é o Airbnb, que revolucionou a mobilidade e o conforto dos viajantes. Nós abordamos este tema neste post.

 

Filhos

Bom, este assunto nós não entendemos, pois não temos filhos. Mas, tem vários casais viajando com os pequenos, que não apenas aprendem várias coisas que nós aprendemos nos livros, mas vivenciam momentos incríveis. Veja estes exemplos: Bodes Well – uma família que viaja em uma kombi; Global Mobile Family – casal que viaja com 4 filhos; e o Almost Fearless – casal que viajou pelos 5 continentes com um bebezinho que completou a família no meio da viagem.

 

Diário Nômade

Este foi um resuminho do que é o estilo de vida “nômade digital” para quem, como nós, nem tínhamos ouvido falar no assunto até decidirmos viajar o mundo.

O Diário Nômade foi criado para divulgar mais o estilo de vida e apresentarmos a realidade de um casal normal, que trabalha  enquanto viaja, ou viaja enquanto trabalha, e tem orçamento contado, planos no papel e muita vontade na bagagem!

Embarque na nossa vida. Vamos adorar sua companhia!